O ProTerra garante a transparência desde a origem até a entrega do produto ao cliente, a certificação do padrão ProTerra, garante que a IMCOPA atende aos critérios de ética, responsabilidade social e sustentabilidade ambiental.

Ética e Responsabilidade Social: Na fazenda não pode haver trabalho escravo, infantil ou abusivo. Métodos de coerção não podem ser usados. O trabalho não pode exceder rotineiramente 12 horas por semana. Deve haver uma folga a cada 6 dias de trabalho. Não pode haver discriminação e as oportunidades devem ser iguais a todos os trabalhadores. Todos os trabalhadores devem ter um contrato por escrito. Os trabalhadores devem ser treinados em suas funções. Trabalhadores que moram nas fazendas devem ter acesso a água, comida e abrigo em condições saudáveis.

Sustentabilidade Ambiental: A plantação não pode ocorrer em terreno que foi desmatado depois de 2004. Para plantações em solo desmatado depois de 1994 devem possuir documentos comprovando as medidas compensatórias realizadas. Organismos geneticamente modificados não podem ser utilizados na produção de produtos certificados ProTerra. As fazendas devem reduzir quando possível o uso de materiais tóxicos ou poluentes. Pesticidas listados na WHO (World Health Organization) classe 1 a & b não devem ser usados. Agrotóxicos devem ser aplicados usando métodos que minimizem o perigo à saúde humana, vida selvagem, biodiversidade de flora, água e qualidade de ar. Pesticidas devem ser guardados, manipulados e descartados de acordo com as instruções do fabricante.